Competências secretariais e a padronização de procedimentos na Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina

08/12/2016 00:00

Raissa Amaral Custódio | 2016

O mundo das organizações é regido por constantes mudanças advindas do cenário globalizado e, sob esta conjuntura, encontra-se o profissional de Secretariado Executivo, que apresenta competências desenvolvidas e aprimoradas no sentido de acompanhar às exigências do mercado de trabalho. Com a assimilação, pelas organizações, de um perfil polivalente sustentado pela multifuncionalidade, percebe-se, atualmente, o profissional de secretariado envolvido em práticas inovadoras e posicionando-se mais estrategicamente nas empresas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo verificar a possibilidade da utilização das competências secretariais na padronização das atividades na Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Santa Catarina. Para atingir tal proposito foram traçados três objetivos específicos: i) descrever as atividades rotineiras que são realizadas no setor; ii) correlacionar as competências secretariais ao processo de padronização e iii) estabelecer uma padronização nos processos executados na secretaria a partir de um manual de procedimentos. Em termos de sustentação metodológica a pesquisa se caracteriza pelo método dedutivo, de natureza aplicada e descritiva quanto aos objetivos. No que se refere a abordagem trata-se de um estudo qualitativo, que utiliza o estudo de caso como estratégia. As técnicas de coleta de dados foram a bibliográfica, documental e observação participante, momento em que a acadêmica pôde vivenciar empiricamente as atividades cotidianas do ambiente em estudo. Como resultados destaca-se a elaboração de um manual contendo todas as informações que se julgaram necessárias para padronização da Secretaria. Como desfecho do estudo considera-se que as competências secretariais, tanto as aprendidas em sala de aula, como as absorvidas na prática, foram essenciais para o desenvolvimento do manual de padronização, visto que se a acadêmica não as possuísse, não seria possível elabora-lo de maneira formal.

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