Desenvolvimento da competência para a gestão de conflitos: análise a partir dos currículos dos cursos em instituições de Ensino Superior público federal

01/12/2016 00:00

Carine Bellettini Scheffer | 2016

Diante da real evolução da carreira secretarial, durante a qual observa-se que o profissional se reinventou e passou a dominar diversas atividades organizacionais, inclusive, no plano estratégico e que dentre elas, está a gestão de conflitos, este estudo tem como objetivo, investigar se os graduandos dos cursos de secretariado executivo de Instituições de Ensino Superior Público Federal estão desenvolvendo competências para a Gestão de Conflitos. No intuito de atingir tal proposição, foram traçados três objetivos específicos, quais sejam: i) verificar nos documentos legais da profissão de Secretariado Executivo, a demanda pelo desenvolvimento da competência de gestão de conflitos; ii) conhecer a estrutura curricular dos cursos de Graduação em Secretariado Executivo das Instituições de Ensino Superior Público Federal escolhidas para análise e iii) buscar nos planos de ensino dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior Público Federal, escolhidas para avaliação, a existência de elementos que indiquem o desenvolvimento da competência de gestão de conflitos. Em termos metodológicos, está pesquisa foi realizada a partir do método dedutivo, de natureza básica e descritiva quanto aos objetivos. No que se refere a abordagem é qualitativa e como técnica de coleta de dados optou-se pela bibliográfica e documental. Após confirmada a necessidade do desenvolvimento de competências para a gestão de conflitos, a partir dos marcos legais da profissão secretarial, identificou-se que os cursos de graduação em avaliação apresentam elementos, em seus currículos, que oferece a possibilidade de desenvolvimento da gestão de conflitos aos graduandos.

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