Atuação do acadêmico de Secretariado Executivo como assessor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC

07/12/2017 00:00

Maria Gabriela Gheller | 2017

No ano de 2017 a CAPES realizará a avaliação do quadriênio 2013-2016 dos Programas de Pós-Graduação do Brasil. Serão avaliados de forma qualitativa e quantitativa cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Para isso, os coordenadores de curso deverão migrar as informações do currículo lattes do corpo docente do programa para a Plataforma Sucupira. Para auxiliar no processo de inclusão dos dados do programa na plataforma, o coordenador pode solicitar o serviço de assessoria, para o qual está apto o profissional de Secretariado Executivo. Portanto, este estudo teve como objetivo geral verificar como o acadêmico de Secretariado Executivo pode assessorar o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC no processo de tratamento de informações para o preenchimento da plataforma Sucupira. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada com objetivos descritivos e com a utilização de pesquisa bibliográfica e documental como técnica que foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo. Com isso, verificou-se que a assessora encontrou 433 novos artigos publicados em periódicos e 680 trabalhos relacionados a produção técnica dos docentes do programa referentes aos anos de 2013 a 2015, e ainda contribuiu com a elaboração da proposta do programa. Para isso, ela utilizou o conhecimento adquirido a partir do estudo dos materiais e, ainda, adquiriu competência para sugerir melhorias no sistema de gerenciamento de informações adotado pelo PPGA.

Acesse o PDF