Atuação secretarial na gestão de conflitos internos de uma clínica médica da Grande Florianópolis

07/02/2018 00:00

Mariane da Rocha Araujo | 2018

O conflito é um fenômeno evidenciado desde os primeiros tempos da humanidade, foi visto durante muitos anos como prejudicial ao ambiente organizacional, porém, hoje, há a compreensão de que é um fenômeno necessário para o êxito da organização. Considerado tal fato acredita-se ser necessário conhecer seus níveis e fontes para gerenciá-lo da melhor forma. Nessa direção, este estudo tem como objetivo geral apresentar elementos que subsidiem a direção de uma clínica médica da grande Florianópolis na gestão de conflitos internos. No que se refere aos procedimentos metodológicos, à pesquisa caracteriza-se como dedutiva, de natureza aplicada e descritiva quanto aos objetivos. Em relação à abordagem é um estudo qualitativo e fez-se uso do estudo de campo e observação participante como estratégia. As técnicas de coleta de dados foram a bibliográfica, documental, aplicação de questionário, além daqueles provindos da observação participante. Os resultados apontaram os níveis de conflito mais expressivos no ambiente de estudo – o sentido e o manifesto, como também, as principais fontes de conflito, dentre as quais estão, ouso impróprio das práticas gerenciais, distribuição desigual das tarefas e a não distinção entre os problemas pessoais e profissionais. Sobre a forma de gerenciamento de divergências na clínica, os dados apontaram aquela tradicional, fato que induz a conclusão de que o ambiente de estudo não faz uso de ferramentas que possibilitem uma gestão de conflitos diferenciada.

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