O uso de técnicas secretariais no ambiente escolar: elaboração e utilização de ferramentas de registro escolar de estudantes do IFSC câmpus São José

27/11/2018 00:00

Ícaro Niculas de Araújo | 2018

No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) câmpus São José ofertam-se dois cursos técnicos integrados: Refrigeração e Climatização (RAC) e Telecomunicações (TELE) que têm como público-alvo estudantes que cursam o Ensino Médio. Trata-se de um público jovem na faixa etária média entre 14 e 18 anos que requer um acompanhamento pedagógico de qualidade, no qual os aspectos de disciplina e pontualidade são essenciais. Diante desse quadro, esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das atividades pedagógicas no âmbito do IFSC câmpus São José a partir da criação e utilização de duas ferramentas de registro escolar individualizado dos discentes: um formulário para registrar dados dos atrasos e saídas antecipadas dos alunos e uma planilha de acompanhamento destes registros. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada, desenvolvida por meio de elaboração e aplicação de ferramentas, característica descritiva e abordagem qualiquantitativa. Os resultados indicaram que as ferramentas propostas contribuíram para que as profissionais da Coordenadoria Pedagógica pudessem realizar de forma mais ampla seu trabalho no processo de ensino aprendizagem.

Acesse o PDF