A aplicação do Scamper na gestão documental dos arquivos da Coordenadoria de Graduação de Letras – Línguas Estrangeiras e Secretariado Executivo (CGLLE)

29/11/2018 00:00

Carlos Felipe Hecht | 2018

As contínuas mudanças e inovações no mercado de trabalho geram uma grande e constante demanda por profissionais capacitados a lidar com situações imprevisíveis dentro das organizações. Desta maneira, destaca-se o profissional de secretariado, que possui competência em lidar com situações imprevistas, aptidão na gestão documental e a habilidade de buscar soluções criativas. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar a eficiência da aplicação de uma ferramenta de inovação na organização dos documentos da Coordenadoria de Letras – Línguas Estrangeiras e Secretariado da Universidade Federal de Santa Catarina utilizada pelas comissões de avaliação do Ministério da Educação. Para atingir o objetivo geral foram traçados três objetivos específicos: i) apresentar as competências do profissional de secretariado; ii) correlacionar as competências do profissional com a gestão documental e iii) apresentar uma ferramenta de inovação e demonstrar a eficiência de sua aplicação por profissional do campo secretarial. Em termos de opção metodológica a pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva de caráter aplicado. As técnicas de coleta de dados foram a bibliográfica e documental, além da observação participante, momento em que foi possível aplicar a ferramenta de inovação no ambiente do estágio supervisionado. Como resultado destaca-se a aplicação efetiva do SCAMPER na otimização da organização documental da CGLLE. Por fim, foi possível demonstrar a importância do profissional de secretariado para as organizações, pois este profissional é capaz de propor soluções criativas nos mais diversos cenários.

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