Gestão documental e o secretário executivo: a implementação de uma metodologia de arquivamento em um instituto de tecnologia

01/12/2018 00:00

Bruna Carolina David de Lima Coelho | 2018

Este relatório de estágio tem como objetivo discorrer sobre as atividades secretariais exercidas no estágio obrigatório, no Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD), utilizando o conhecimento adquirido durante a graduação em Secretariado Executivo na Universidade Federal de Santa Catarina, tendo em foco a área de gestão de arquivo e informação e a atuação do profissional de secretariado executivo nesse ramo. Nesse contexto, buscou-se analisar o funcionamento do acervo dentro do local de trabalho e quais eram os pontos fracos e fortes a fim de facilitar na busca de informações dos servidores, professores e bolsistas, com a criação de uma metodologia de arquivamento. Durante o estágio, após a análise de como eram arquivados os documentos do INCoD, criou-se uma nova metodologia de arquivamento para adequar-se às demandas dos funcionários, utilizando as técnicas de gestão de arquivos e informações adquiridas no decorrer do curso, tendo em vista a avaliação dos documentos conforme prescrito pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Após o término das atividades, pôde-se concluir com o resultado, a partir das tarefas exercidas, que a organização realizada dentro do instituto facilitou o arquivamento e obtenção eficiente de informações, como também que a gestão de arquivos é essencial para o secretário executivo, pois é requisitada dele na sua atuação dentro do mercado de trabalho.

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